A Faculdade

Quem Somos

A Faculdade Vanguarda é uma Instituição de Ensino Superior de direito privado–particular em sentido estrito, credenciada pelo Ministério da Educação, através da Portaria Nº 80, DE 14 de Janeiro de 2019 publicada no D.O.U dia 15/01/2019, que tem como objetivo primordial promover a pesquisa científica, tecnológica e educacional, em diferentes níveis e modalidades de ensino, atuando com a oferta de cursos e atividades presenciais, semipresenciais e a distância, formando profissionais altamente qualificados nos vários campos do saber, visando a promoção da cidadania e da participação social produtiva e responsável de seus egressos.

Missão

A missão da instituição se dá pelo princípio da formação de bons profissionais, que tenham autonomia intelectual para propor inovações e produzir conhecimentos e metodologias de trabalho cada vez mais eficientes; que valorizem e respeitem os limites da ética profissional e sejam capazes de suprir a carência de mão de obra especializada para atender as demandas da sociedade.
Dessa forma, espera-se que os cursos projetados de forma inovadora, com conteúdos atualizados e com corpo docente experiente, possam responder a altura à missão da instituição que pretende ser reconhecida como uma instituição capaz de proporcionar sólida formação aos seus alunos.

Visão

A instituição tem como visão a busca contínua de melhoria na qualidade dos cursos ofertados e o reconhecimento da sociedade.

Princípios e valores

Os princípios a seguir expressam, de maneira inequívoca, a direção a ser seguida por todos os segmentos que atuam direta ou indiretamente nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Vanguarda:

Formação técnica do profissional

A formação dos cursos de graduação propõe garantir a formação de um profissional que domina, além dos conteúdos, as melhores formas de aplicá-los, conhecendo, para tanto, as determinações dos aspectos sociais e políticos que envolvem a profissão.

Articulação teoria e prática

Os cursos de graduação, para além de qualquer consideração pragmática ou metafísica, devem tomar como pressuposto inerente a todas as disciplinas que compõem o currículo, a necessária complementação entre teoria e prática, compreendendo que a prática é o critério de verdade da teoria e que, concomitantemente, é a teoria que orienta e ilumina a prática, permitindo uma visão de totalidade sobre o objeto estudado.

Formação para a cidadania e o respeito mútuo

Na organização de seu trabalho, nosso profissional é formado para fomentar relações de colaboração e respeito, posto que, na formação da cidadania, a natureza dialógica do processo profissional é, não apenas o meio para a apropriação do saber que emancipa o indivíduo, mas também um fim a ser buscado pelo cultivo de formas civilizadas de convivência e troca de experiências entre sujeitos. Entendendo a diversidade como representação do que é plenamente humano, propõe-se um trabalho baseado no princípio da solidariedade e da cooperação;

Formação para a diversidade cultural

Todos os profissionais deverão objetivar a ampliação da relação do sujeito com o objeto do conhecimento, para além do conteúdo das disciplinas escolares tradicionais, incluindo todas as dimensões da produção cultural, ou seja, devem encontrar formas de organização do trabalho que possibilitem o desenvolvimento de práticas e conteúdos usualmente esquecidos ou minimizados nos currículos, sem, no entanto, se descurar do provimento dos conhecimentos básicos indispensáveis à formação humana.

Formação para a autonomia

É imprescindível que o profissional se forme como sujeito que sabe lidar com as ideias (principalmente com a diversidade de ideias, conhecimentos, valores e atitudes), sendo capaz de refletir sobre o objeto de sua ação e adequar as melhores formas de agir para atingir os melhores resultados, sempre apreciando o saber como um bem cultural valioso. Desse modo, a formação para a autonomia implica na tarefa de levar nossos alunos – por meio de uma ampla e sólida formação, principalmente àquela voltada à pesquisa – a querer aprender sempre, dispondo para tanto, dos meios necessários para este feito.
Os cursos da Faculdade Vanguarda propõe fornecer ao aluno um referencial teórico-prático, cientificamente consistente, que permita adquirir o instrumental necessário à sua atuação competente e comprometida com o mercado de trabalho e com a sociedade em que vive.